Existem várias maneiras para manter a nossa casa numa “relação amigável” com o nariz, mas primeiro temos de perceber que tentar eliminar maus odores perfumando a habitação será sempre uma guerra condenada ao fracasso.
Existem várias maneiras para manter a nossa casa numa “relação amigável” com o nariz, mas primeiro temos de perceber que tentar eliminar maus odores perfumando a habitação será sempre uma guerra condenada ao fracasso.Acima de tudo, o primeiro objetivo deverá ser o de neutralizar qualquer mau odor ou fonte de cheiros desagradáveis, sempre sob a máxima “Uma casa limpa não necessita de cheirar bem, necessita de não ter cheiro”. Depois de ultrapassar esta barreira, aí sim podemos dar um toque especial ao nosso lar.
O mau cheiro “invisível”
Uma situação bastante comum em várias habitações centra–se na existência de alguns focos de odores desagradáveis que são invisíveis para quem nela habita.
Como é possível? Pois bem, os nossos narizes, apesar de bastante sensíveis a novos estímulos, são também capazes de ignorar alguns odores quando expostos de forma constante. A maneira mais fácil de identificar um possível mau cheiro na nossa habitação, que escapa ao nosso “nariz–radar”, será quando nos ausentamos de casa por um período mais prolongado. Ao regressar a casa, devemos ter em mente que o cheiro (seja bom ou mau) que sentimos ao entrar de novo na habitação, é o mesmo que qualquer pessoa que não habite, sente ao entrar no nosso lar.
O que recomendamos? Acreditamos que nos podemos antecipar ao problema, transformando um “mau odor” em um “não odor”! Algumas das coisas a ter em atenção começam pela higienização frequente dos locais mais “problemáticos”, como por exemplo, limpar mensalmente o caixote do lixo (e a tampa, caso exista, que está em contacto permanente com o conteúdo do caixote), limpar os espaços mais frequentados por animais de estimação (lavar a cama do animal, trocar a areia do gato, limpar a gaiola do pássaro, etc), lavar e trocar mantas e capas de almofadas do sofá, higienizar frequentemente o depósito das fraldas do bebé… Basicamente, redobrar os cuidados junto de tudo o que possa desenvolver maus cheiro ao longo do tempo, para que não escape ao nosso radar.