Acozinha,localondese“cozinham”odoresdeliciosos,mastambémondese armazenammaus cheiros de fugir! Tudo o que envolva o armazenamento,confeção, limpeza e respetiva eliminação de produtosalimentarestem também os seus cuidados essenciais para que não permaneçam odores desagradáveis.
Um dos locais mais comuns(e mais fáceis) de setornar uma fonte de mau cheiro é, de facto, o frigorífico, sendo fácil “esquecer” aquele tupperware de bifes de perú que sobraram do jantar de há uns dias, ou acreditar fervorosamente que o prazo de validade daquele frasco de doce de morango é meramente indicativo (spoiler alert: não é, e o bolortambém não é bom sinal). Recomendamos não só uma limpeza mensal(sepossível com direito a remoção de prateleiras e gavetas) mas tambémuma revisãofrequente dos conteúdos perecíveis que possam ficar esquecidos no fundo das gavetas, de modo a que se consiga detetare remover um problema antes mesmo de o ser.
Outro eletrodoméstico que não devemos negligenciar trata–se da máquina de lavar a loiça, pois se este estiver sujo ou cheirar mal, como poderá limpar de forma eficaz a nossa loiça? Aconselhamos sempre a ler as instruções de limpeza da máquina em questão, mas existem cuidados essenciais a qualquer aparelho, nomeadamentea limpeza do filtro (normalmente situada no fundo e que acumula restos de comida) bem como da máquina no geral,que pode acumularresíduos alimentaresnas fendas, vedação da borracha e outros locais que podem passar despercebidos. Pode também fazer um ciclo sem loiça, usando um produto próprio de limpeza da máquina.